O Curso

CMM - Curso de Missões e Ministérios

PREPARANDO OBREIROS PARA TRANSFORMAR O MUNDO.

O Curso de Missões e Ministérios (CMM) quer capacitar irmãos de todas as igrejas evangélicas para encararem os maiores desafios missionários no Nordeste.

Mais do que teologia

Infelizmente, matérias missiológicas têm ocupado um espaço secundário nos currículos de muitos Seminários Teológicos, enquanto o enfoque principal tem sido nas matérias da teologia sistemática. Cremos, porém, que nosso Deus é um Deus missionário (Fil 2,5-11; Jo 20:21). Por isso, não é possível falar sobre Deus, sem falar sobre a missão de Deus. Por essa razão, todas as matérias do CMM visam a capacitação e a prática missionária de seus alunos.

Mais do que conhecimento

Além de formar academicamente o CMM prepara os alunos para o ministério prático no Reino de Deus, através de estágios e ações missionárias no campo missionário. O aluno também cresce em seu caráter enquanto ele serve com trabalhos práticos do dia a dia no campus e através do acompanhamento de mentores e conselheiros que o desafiam a descobrir seu chamado e ir além em sua caminhada ministerial.

Mais do que um cristão comum

Cremos que não existe um “cristão comum” e que qualquer “cristão comum” pode se tornar em um discípulo de Cristo missionário e relevante no Reino de Deus, por isso, não há qualificações necessárias para ingressar no CMM, além de ser recomendado pelo Pastor de sua igreja. No passado, muitos irmãos comuns têm se transformado em líderes, missionários e até pastores executando ministérios incomuns para a glória de Deus.

Nem integral nem por extensão

O formato inédito do CMM visa a capacitação de líderes com recursos limitados de uma região grande como o SERTÃO, sem abrir mão da intensidade de um estudo integral em comunhão. O aluno ingressa no CMM participando do “introdutório” oferecido todos os anos com três matérias pré-requisitas, que depois pode estudar em qualquer um dos quatro núcleos: Araripina, São Raimundo Nonato, Bom Jesus ou Demerval Lobão. Esses módulos acontecem em dois finais de semana durante quatro anos, e equivalem ao estudo “básico” com 11 matérias essenciais para a liderança no ministério de sua igreja. Assim o CMM vai até você para fornecer uma capacitação básica. A maioria dos alunos, porém, além de atender aos núcleos, participa do “intensivo” em janeiro de cada ano no nosso Centro de Treinamento Rancho da Lua. O “intensivo” dura 15 dias nos quais são lecionadas seis matérias do “avançado” para aprofundar o conhecimento teológico e missiológico. É na comunhão intensa desses 15 dias que Deus tem operado de maneira maravilhosa nos últimos anos nos alunos em prol do crescimento espiritual e ministerial. O estudo tanto no “básico” como no “avançado” pode ser concluído em quatro anos.

Como funciona?

Introdutório

Para ingressar é necessário concluir 3 módulos pré-requisitos que são oferecidos anualmente no curos Introdutório.

Básico (CMM-Núcleos)

O CMM está em todo SERTÃO! Os 12 módulos básicos são oferecidos semestralmente nos núcleos do cmm (Araripina, São Raimundo Nonato, Bom Jesus ou Demerval Lobão).
Os núcleos acontecem geralemente em dois finais de semana, em abril e em setembro de cada ano. Depois de 4 anos o aluno terá concluido o curso básico.

Avançado (CMM-Intensivo)

Quem faz o curso completo com 33 módulos vai estudar em um dos núcleos as matérias básicas e as matérias avançadas no CMM-Intensivo no Centro de Treinamento Rancho da Lua. O CMM-Intensivo acontece cada ano em janeiro e dura 14 dias e tem 6 módulos avançados. O curso avançado junto com as matérias básicas pode ser concluido em 4 anos.

Custo

O cmm cobra uma taxa de 70 R$ por módulo que inclui alimentação e hospedagem. Nos Intensivos em Demerval Lobão (cmm-avançado) as passagens de viagem poderão ser deduzidas da taxa mediante comprovante no final do curso.

Propósito

O propósito do CMM (Curso de Missões e Ministérios) é cooperar com as igrejas locais no processo de treinamento bíblico, ministerial e missionário de seus atuais e futuros líderes, com objetivo de propagar o evangelho de maneira adequada e integral em todo Sertão Nordestino.

Público-Alvo

1. Líderes de comunidades Sertanejas

Através do CMM Líderes de comunidades evangélicas sertanejas (congregações, campos missionários, pontos de pregação) recebem um treinamento bíblico essencial para exercer com excelência seu ministério na zona rural.

2. Líderes de Igrejas

O CMM quer fortalecer as Igrejas através de seus líderes para que possam servir ao Senhor de forma missionária e integral. Com a expressão líderes, nos referimos a todos os membros que estão servindo, ou pretendem servir, nas várias áreas de atuação da igreja: presbíteros, diáconos, moderadores, professores e professoras de EBD das mais variadas faixas etárias, dirigentes de culto, dirigentes de louvor, membros do grupo de louvor, líderes departamentais (crianças, adolescentes, jovens etc.), líderes de grupos familiares, dirigentes de congregação, evangelistas e pastores que não tiveram a oportunidade de estudar em um Seminário Teológico.

3. Futuros Pastores e Missionários vocacionados para o ministério integral no Sertão Nordestino

O objetivo primário do CMM é formar líderes, pastores e missionários especializados que tenham o ensino necessário e uma visão missionária para tornar o Sertão Nordestino repleto de comunidades evangélicas que sirvam ao homem de forma integral.

Resultados

Cremos que um aluno que completa o curso básico é um líder bem treinado para servir sua igreja ou sua comunidade. O aluno que concluiu o avançado é habto para liderar ou implantar uma igreja tanto na cidade como na zona rural. O aluno que completa a especialização ministerial pode receber a ordenação por sua igreja para servir como Pastor. A especialização na área de missões capacita o vocacionado para trabalhar como missionário de forma integral na zona rural, responsável por uma região maior para dar suporte às comunidades evangélicas sertanejas e desenvolver estragégias missonárias para ampliar o reino de Deus em sua área de atuação no Sertão.

Parceiros


Grade Curricular

Básico

Introdutório (obrigatório no primeiro ano)

Método de Estudo Bíblico
Teologia Bíblica Missionária Antigo Testamento
Teologia Bíblica Missionária Novo Testamento

Outras Matérias do Básico (nos Núcleos)

Teologia Sistemática 1: Teologia Própria e Bibliologia

Vida Cristã (Vida do Cristão, Matrimíónio, Família, Educação)
Liderança bíblica

Vida de Cristo nos Evangelhos
Gálatas

Plantação de Igrejas no Sertão
Cultura e História Sertaneja e implicações para missão no Sertão

Discipulado

Avançado (no Intensivo)

Teologia Sistemática 2: Antropologia e Hamartiologia
Teologia Sistemática 3: Cristologia e Soteriologia
Teologia Sistemática 4: Pneumatologia Demonologia
Teologia Sistemática 5: Eclesiologia, Escatologia

Ética 1, Introdução a Ética, Ética de Jesus
Ética 2

Gênesis

Salmos
Atos
Tito
Efésios

Introdução a Missões
Estratégia Missionária
História da Igreja missionária
Panomrama mundial
Antropologia Missionária

Aconselhamento Bíblico 1
Aconselhamento Bíblico 2
Capelania
Evangelismo Criativo
Programa de Educação na Igreja (Infantil, Juvenil, Adulto)

Hermeneutica
Homilética

Outros Céditos

Congresso de Missões ou Projeto Missionário
Discipulado prático
Mentorado
Ministério no Interior ou na Igreja
Congresso 4/14, Cursos APEC

Comentários

  1. graça e paz da parte do senhor jesus cristo. amados me perdoem tenho interesse de fazer este curso infelizmente não consegui ver o período do curso. Este curso e de suma importância para todos que entenderam o sacrifício da cruz.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas